Uma alimentação Saudável é fundamental para o nosso corpo funcionar corretamente. É através da alimentação que obtemos a energia e os nutrientes essenciais ao corpo. Esta deve, no entanto, ser variada e equilibrada de modo a obtermos os nutrientes necessários. No campo da alimentação, tanto o que comemos em excesso, como a deficiência de determinado nutriente, vitamina ou mineral, é prejudicial ao nosso organismo. Segundo diversas fontes e estudos internacionais, essa deficiência ou excesso, irá causar nele um desequilíbrio, ficando o mesmo suscetível e vulnerável a diversas doenças, nomeadamente as cardiovasculares, o cancro, a obesidade, a diabetes, a artrite e a anemia.
É então fácil a resposta à pergunta, acima: sim, a nossa saúde está em grande parte diretamente dependente da nossa alimentação.
A influência do estilo de vida e dos hábitos alimentares no aparecimento de doenças.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos de cancro no mundo estão relacionados com o estilo de vida.
Neste sentido e segundo a mesma fonte, uma dieta alimentar desequilibrada, é uma dieta rica em alimentos processados e/ou alimentos de origem animal ricos em gorduras saturadas. Exemplos de alimentos processados são bolachas, pão de forma e açúcares, enquanto manteiga, leite, queijo e carne são exemplos de alimentos de ricos em gorduras saturadas. Quando em conjunto com a falta de exercício físico e o sedentarismo, estas são as duas principais causas para o aumento da incidência das várias doenças acima mencionadas.
Porquê então esperarmos ficar doentes para só depois tentarmos ser saudáveis?
Não seria mais fácil levarmos um estilo de vida saudável e equilibrado desde o início em que nos sintamos desde logo bem connosco mesmos e que nos permita levar uma vida cheia de saúde e vitalidade?
Acredito que a prevenção é o caminho certo e também o mais eficaz e o mais feliz. Por vezes poderá inicialmente parecer-nos mais difícil, uma vez que hoje em dia os nossos hábitos alimentares e o nosso estilo de vida a nível pessoal e profissional nos leva a optarmos por refeições rápidas, sendo estas muitas vezes constituídas por alimentos processados.
À medida que vamos adotando uma dieta cada vez mais saudável, torna-se gratificante o sentimento de estarmos conscientes de que estamos a cuidar de nós e da nossa saúde e também das nossas pessoas.
Foi neste sentido que criei este Blogue, acredito verdadeiramente que que prevenir é muito melhor do que remediar.
Pretendo assim, no futuro partilhar com todos vocês informações pertinentes que ajudem a perceber como podem melhorar a vossa alimentação, às vezes apenas recorrendo a pequenas alterações ou escolhas, e quais os erros que muitas vezes cometemos sem sabermos. Espero sinceramente poder contribuir positivamente para a melhoria da vossa saúde e bem-estar através de uma alimentação saudável e consciente.