Maçã Dourada - Dieta que Cura

Porque é que as dietas não funciona a longo prazo?

Chegou a altura de ir para a praia, e como queremos nos sentir bem em fato de banho, começamos a fazer dietas, muitas vezes radicais. Perdemos peso repentinamente, mas rapidamente voltamos a engordar os quilos perdidos.

Porque é que isto acontece? O que podemos fazer para manter o peso ideal?

Fazer dietas radicais quase nunca dá bom resultado, mas porquê? Quando cortamos drasticamente as calorias ingeridas o nosso corpo entra em modo poupança, gasta o mínimo possível de energia e quando ingerirmos alguma comida mesmo que pouca esta vai ser aproveitada ao máximo para nos engordar.

Isto acontece porque o nosso corpo e o nosso cérebro cooperam para voltarmos a comer mais e engordar novamente. O nosso próprio corpo reage logo a dieta, quanto mais radical, mais ele “contra-ataca”. O organismo não sabe a diferença entre fome involuntária e voluntária. Para ele se há perda de peso, a nossa vida está em risco, então guarda toda a energia que consegue para a ”guerra que ai vem”.

Devido a este facto torna-se muito difícil perder muito peso e principalmente manter o peso alcançado. Muitas vezes temos ataques de fome e comemos tudo o que nos aparece à frente.

Isto quer dizer que é impossível emagrecer de forma duradoura?

Não, é possível, mas não através de dietas radicais nas quais se emagrece demasiado depressa e depois quando voltamos a nossa alimentação normal recuperamos tudo de novo, quando não ganhamos uns quilos extras.

A melhor forma de emagrecer é lentamente, reduzindo gradualmente a ingestão calórica. Assim prevenimos reações inversas do nosso organismo, dando-lhe tempo para assimilar as mudanças, tornando-as duradouras.

O peso saudável a perder é cerca de 5 a 10% do nosso peso corporal em seis meses.

Por exemplo uma pessoa com 60kg pode perder no máximo 1 quilo por mês, seis quilos no total. Isto quer dizer que se precisar perder mais peso, deve faze-lo só a partir do sétimo mês.

Como pode fazer isso?

Descubra uma alimentação saudável e equilibrada que se torne o seu novo estilo de vida. Encontre um estilo de vida que o incentive a ter um peso saudável!

Dicas para ter sucesso ao fazer dieta

Estar disposto a mudar a sua alimentação

Um dos maiores erros das dietas, é perder o peso pretendido e depois voltar a sua alimentação. Para conseguir emagrecer de forma saudável e manter o peso alcançado é necessário estar disposto a fazer uma alimentação equilibrada a longo prazo. Se puder aliar isto à prática de exercício físico, para além de se sentir muito melhor consigo mesmo irá ver resultados muito mais rapidamente. Uma caminhada de 30 minutos diários a um ritmo acelerado já irá ajudar bastante.

Ter objetivos realistas

Como leu anteriormente perder muito peso em pouco tempo para além de não ser saudável, prejudica o emagrecimento a curto e manutenção do peso a longo prazo, pois o corpo pensa que está a passar fome e começa a gastar muito menos energia e a absorver a armazenar toda a gordura que consegue para os “tempos de guerra”. Originando a adorada gordura localizada, na barriguinha e nas coxas.

O ideal é emagrecer gradualmente, ter uma meta definida, por exemplo se pesa 60kg, deve perder no máximo um quilo por mês, 6 quilos em 6 meses. Para isso, terá de reduzir as calorias ingeridas diariamente. Tente ter uma alimentação o mais saudável possível, rica em vegetais, que são pobres em calorias e ricos em vitaminas e minerais e frutas. O recomendado é 5 porções diárias de frutas e vegetais. Verá que também ajudará o seu trânsito intestinal. Evite fast-food e alimentos processados como batatas fritas, bolachas, bolos, etc.

Não saltar refeições

Estudos científicos demonstram que pessoas que tomam sempre o pequeno-almoço pesam menos do que pessoas que não fazem esta refeição. Saltar uma refeição leva a ter muito mais fome na refeição seguinte e assim comer muito mais e aumenta também o apetite por doces. Os intervalos devem ser de 3 horas entre refeições, deve sempre comer antes de sentir fome

Pesar-se só uma vez por semana

Normalmente queremos resultados rápidos, mas pesar-se todos os dias, não vai ajudar a acelerar o processo, a retenção de líquidos por exemplo influenciam o nosso peso, na altura da menstruação pesamos sempre mais umas gramas. Isto pode levar a desistir da dieta, pois não vê resultados rápidos como pretendia, pode pensar que não está a resultar. Por isso pese-se apenas uma vez por semana de preferência ao acordar e antes do pequeno-almoço.

Persistir e acreditar que consegue mesmo após uma recaída

Se durante um dia ou dois não resistiu, isso não define o resultado final, há dias assim, persista foque-se no seu objetivo. Uma alimentação saudável também tem lugar para “fazer algumas asneiras” não exagerando claro, mas até é recomendado haver um dia da semana, que pode comer aquela sobremesa que tanto adora, claro que não deve abusar na quantidade, não vai comer uma sobremesa toda sozinho, mesmo que por vezes apeteça!

Beber bastante água e ter atenção as outras bebidas

Não nos podemos esquecer que os refrigerantes as bebidas alcoólicas são ricos em calorias. Substitua estas bebidas por água, água aromatizada em casa sem açúcar e/ou chás sem açúcar.

Incluir proteínas, gorduras e hidratos de carbono complexos.

É importantíssimo ter uma alimentação variada e equilibrada, com vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais nas suas refeições, pois são ricos em fibras, logo saciantes e muito nutritivos. Não deve excluir nenhum macronutriente, nem mesmo os hidratos de carbono, pois estes dão-nos energia. Devemos é substitui-los por integrais, por exemplo, em vez de pão branco, pão de cereais integrais (pão escuro), este vai manter-nos por mais tempo sem fome para além de ser muito mais rico nutricionalmente.

Ter atenção aos molhos

Começa a comer saladas para emagrecer, mas continua a colocar molhos, os molhos são geralmente ricos em calorias. Deve optar por usar o azeite e vinagre para acompanhar as suas saladas. Mas tem de ter em atenção à quantidade, pois apesar de o azeite ser uma gordura saudável é rico em calorias.

Procure ajuda e informação

Uma excelente ferramenta bastante interessante é a aplicação YAZIO, esta ajuda-o a verificar mais facilmente a quantidade de calorias e macronutrientes ingeridos diariamente. Mostra consoante o peso, ou peso pretendido as calorias que devem ser ingeridas em cada refeição e ao longo do dia, também o lembra de beber água e até permite controlar a quantidade de calorias queimadas por exemplo em uma caminhada de 30 minutos. É uma grande ajuda para fazer uma dieta de uma maneira prática e “orientada” ajudando a ter a consciência das calorias consumidas sem prejudicar o consumo de macronutrientes.

Se sente que não consegue fazer e/ou manter as alterações necessárias na sua dieta para a perda de peso recorra a um nutricionista/dietista, que lhe fará um plano individual de acordo com os seus objetivos.

daniela.rodrigues@macadouradanutri.com

Maçã Dourada – Dieta que Cura 2019 Todos os direitos reservados