Maçã Dourada - Dieta que Cura

Dicas úteis para a ida ao Supermercado

Dicas uteis de como ir ao supermercado e escolher produtos saudáveis.

 Todos os dias somos bombardeados com uma grande variedade de produtos alimentares ricos em gorduras, açúcar e sal, através da publicidade que chega as nossas televisões, que vemos na internet, bem como nós próprios supermercados.

Também na área dos refrigerados nos supermercados podemos encontrar uma vasta gama de produtos pré-cozinhados, que basta aquecer no micro-ondas ou no forno. Até nos congelados podemos encontrar estes produtos. Também estes ricos em gorduras, açúcares e sal.

Nunca foi tão importante estarmos atentos e conscientes nas nossas idas ao supermercado, para não sermos levados a comprar coisas de que não precisamos e que vão prejudicar a nossa saúde e por acréscimo o nosso peso.

Como ler os rótulos e outras dicas na ida ao supermercado.

Dicas úteis:

1. Nunca vá ao supermercado com fome

Deve ir sempre depois de uma refeição, assim tem a certeza que é você que está no controlo e não o seu estômago, evitando assim a compra por impulso.

2. Faça sempre uma lista de compras

É muito importante fazer sempre uma lista de compras em casa, com o que realmente precisa, tente separá-la por grupos, para assim não se esquecer de nada, nem ter a necessidade de ir a todas as secções, tente ao máximo cumprir essa lista. Verifique também que produtos ainda tem na despensa, congelador e frigorífico para não comprar coisas desnecessárias.

3. Evite ir muitas vezes ao supermercado por semana

Se for possível, evite ir mais de 2 vezes por semana ao supermercado. Quanto mais vezes vai ao supermercado, maior a probabilidade de comprar coisas que não precisa.

4. Leia os Rótulos e informações nutricionais

Ou seja, esteja atento aos rótulos e não só a aparência do produto. O primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade e o último em menor quantidade. Compare as informações nutricionais entre produtos. Por exemplo: se quero comprar cereais, devo comparar o Valor Nutricional de um e do outro, os valores mais importantes são os de Gordura Saturada que estão normalmente abaixo da Gordura e também dos Açúcares que estão abaixo dos Hidratos de Carbono, também é importante verificar a quantidade de Sal, pois os cereais têm cada vez mais sal na sua composição. 

5. Compre produtos mais simples e naturais

Quanto menos ingredientes um produto tem, mais saudável tende a ser, pois se é mais simples tende a ter menos conservantes, corantes, aromatizantes, etc. O ideal são as frutas, hortícolas, cereais integrais, pão integral fresco.

6. Verificar a data de validade

Devemos verificar a data de validade sempre, não só em termos da segurança alimentar, mas também porque quando um produto tem uma validade muito grande, por exemplo o pão de forma, se tem 3 semanas de validade significa que levou muitos conservantes. Tornando-se pouco saudável.

7. Atenção com os produtos light, magros, diet ou zero

Estes produtos são por vezes vendidos como mais saudáveis e bons para emagrecer, mas nem sempre é assim, por exemplo podem conter menos gordura, mas para compensar mais açúcar, ou vice-versa. Como o açúcar no nosso organismo se transforma em gordura e se acumula em sítios como barriga e cochas, vamos estar a consumir um produto que pensamos estar a ajudar-nos, mas que na realidade nos está a fazer igual ou pior. Para além de a nível nutricional estes produtos poderem ser um engano, podem sê-lo também em termos de saúde, pois muitas vezes os açúcares são substituídos por adoçantes artificiais que fazem mal à nossa saúde.

8. Opte sempre por Frutas e Hortícolas da época

Hoje em dia devido à evolução do comércio, da distribuição e dos hábitos de consumo, temos muitas vezes alimentos fora da época de colheita disponíveis no supermercado. Estes produtos, quer provenham de países que têm as condições climatéricas ideais e sejam importados de longas distâncias, quer tenham sido já colhidos há algum tempo e estejam em conservação há vários meses, não têm com toda a certeza o mesmo valor nutricional, nem a mesma qualidade e nem o mesmo sabor.

9. Evite produtos processados e guloseimas

Evite comprar caldos, ou sopas em pó, molhos, comidas instantâneas, comidas pré-feitas e salgados, como amendoins, batatas fritas, etc. Também ainda, bolachas, principalmente as recheadas, bolinhos, croissants, sumos, refrigerantes, chocolate instantâneo em pó, chocolates com menos de 50% de cacau (idealmente com mais 70% de cacau), rebuçados, pastilhas com açúcar e gomas. Estes produtos são ricos em gorduras, sal e açúcar na sua composição.

10. Planeie as refeições da semana com antecedência

Se pelo menos tiver uma ideia do que vai cozinhar na semana será muito mais fácil saber que ingredientes vai precisar e assim não tem a necessidade de comprar coisas desnecessárias que por vezes se estragam e acabam por ir pro lixo. Ou que comemos sem necessitar, para não deitarmos para o lixo. Poupe tempo e dinheiro.

11. Opte por produtos integrais e carnes brancas

Pão integral, massas integrais, arroz integral, farinha integral, açúcar mascavado, aveia e quinoa são produtos ricos em fibras, vitaminas do Complexo B e minerais. Estes alimentos, como são de absorção lenta, dão-nos por mais tempo uma sensação de saciedade.

Por outro lado, as carnes brancas são beneficiais à saúde porque têm menos gorduras saturadas e, por conseguinte, mais magras. São exemplos destas carnes o frango, o peru e o coelho.

12. Use e abuse de ervas e temperos naturais

As ervas aromáticas frescas são a opção ideal para quem consegue ter em casa e utilizá-las. Pode usar bastantes ervas e temperos, para poupar no sal, tão prejudicial à nossa saúde. Experimente temperos e ervas diferentes, o paladar adapta-se com o tempo a novos sabores e os nossos pratos ficam mais interessantes.

13. Experimente alimentos novos

Um dos pontos importantes de uma alimentação saudável é ser variada. Neste sentido, é importante dar uma oportunidade a novos alimentos e receitas saudáveis. Experimente produtos integrais, frutas e hortícolas que nunca tenha provado. Por vezes temos medo de provar, mas podemos ter uma surpresa agradável e assim termos uma alimentação diversificada.

daniela.rodrigues@macadouradanutri.com

Maçã Dourada – Dieta que Cura 2019 Todos os direitos reservados