Durante a gravidez o nosso corpo está a criar um ser dentro de nós que precisa de cuidados especiais para crescer e se desenvolver de uma forma saudável. Para isso precisamos de ter em atenção o que colocamos para dentro do nosso corpo, bem como os nossos hábitos de vida. Pois agora não somos só nós, mas temos uma vida a crescer dentro de nós.
A nossa aprendizagem como mães começa logo no início da gravidez em que temos de parar de pensar só em nós para passarmos a pensar no nosso bebé, na sua saúde e no seu bem-estar. E com isto percebemos que só cuidando “primeiro” de nós, podemos “depois” cuidar do nosso bebé.
Os 9 meses de gravidez não devem ser encarados como uma fase de privações, mas sim como uma fase de cuidados especiais.
Alimentos a evitar
- Carnes, peixes, ovos e mariscos crus ou malcozinhados
- Peixes com elevado teor de mercúrio, atum, peixe-espada, espadarte, tamboril ou tintureira.
- Enchidos e produtos de charcutaria
- Laticínios não pasteurizados
- Queijos mal curados, queijos frescos de leite não pasteurizado
- Patês de qualquer tipo
- Frutas, legumes e vegetais mal lavados
- Bebidas alcoólicas
- Adoçantes artificiais
- Refrigerantes e sumos
- Alimentos fastfood e processados
- Produtos ricos em cafeína
- Chás
- Sal
Alguns destes cuidados estão diretamente ligados com a segurança alimentar. Nem todas as mulheres são imunes à toxoplasmose, uma doença infeciosa, que pode ter consequências graves para o bebé, afetando o seu desenvolvimento e podendo até provocar aborto espontâneo. Assim é necessário restringir o consumo de carnes cruas e malpassadas, enchidos, frutas, legumes e vegetais mal lavados.
Mas não é só com a toxoplasmose que as grávidas se devem preocupar, intoxicações alimentares com salmonella, listéria entre outras são de evitar nesta fase. Por isso é tão importante consumir carnes, peixes, ovos e mariscos bem cozidos.
Também devem ser evitados peixes com elevado teor de mercúrio pois prejudicam o desenvolvimento neurológicos no bebé. Dê preferência aos peixes mais pequenos, pois têm menos contaminantes.
O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez é totalmente desaconselhado, está associado a atraso de desenvolvimento do feto.
Em relação aos adoçantes artificiais que encontramos normalmente em produtos light e diet o seu consumo também não é indicado, pois ainda não há estudos que comprovem que estes são seguros para o desenvolvimento fetal.
Refrigerantes e sumos, são bebidas muito ricas em açúcares ou adoçantes, conservantes e pobres em nutrientes. Aumentando a probabilidade de desenvolvimento de Diabetes Gestacional. Dar preferência à ingestão de água, cerca de 2 a 2,5 litros por dia.
Os alimentos tipo fastfood e processados também devem ser evitados pois são ricos em gorduras saturadas; gorduras hidrogenadas (trans) que aumentam o risco de doenças cardíacas; hidratos de carbono simples (açúcares) e são pobres em nutrientes.
Alimentos processados:
- Comidas pré-feitas e congeladas, pizzas, nuggets, sticks de peixe, massas, sopas desidratadas.
- Sumos e refrigerantes
- Batatas fritas e salgados
- Bolachas, bolos, doces e gelados
- Cereais de pequeno almoço, barra de cereais
- Caldos de legumes
- Molhos pré-feitos
- Pão de forma
Relativamente ao café e produtos ricos em cafeína é indicado que se evite o consumo, já que a cafeína pode atravessar a placenta e causar alterações no desenvolvimento fetal. A “American College of Obstetricians and Gynecologists” recomenda que as gestantes limitem o seu consumo de cafeína para no máximo 200mg/dia.
Fontes de cafeína:
Sal e alimentos ricos em sal
Modere a utilização de sal para cozinhar, e evite adicionar sal refinado ao prato. Contudo a ingestão de sódio na gestação não deve ser inferior a 2.3g por dia. Dê preferência ao sal marinho ou sal rosa dos himalaias. Substitua parte do sal por ervas aromáticas, como a salsa, os orégãos, os coentros, o cebolinho, o tomilho, o manjericão, etc. Leia os rótulos dos produtos comparando as quantidades de sal entre produtos semelhantes.
Limite o consumo de:
- Caldos industriais
- Molhos e temperos prontos
- Produtos de charcutaria, salsicharia e queijos
- Carne e peixe salgados
- Aperitivos salgados
- Batatas fritas
- Enlatados