Olá a todos!
Hoje trago-vos uma receita com um ingrediente muito especial, a Quinoa, considerado um Super-Grão devidos as sus propriedades nutricionais!
Este Super-grão contém vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, fibras, ómega 3, 6 e 9 que são muito importantes para a saúde cardiovascular.
É também uma excelente fonte de proteína, contém todos os aminoácidos essenciais, assim como o ovo, sendo um alimento de alto valor biológico!
Cada 100 g de quinoa contém 12g de proteína. A proteína tem um papel essencial na manutenção e regeneração dos tecidos musculares, é essencial para todos as pessoas o seu consumo diário.
A quantidade de proteína que devemos ingerir diariamente é de 0.8-1.2g por Kg de peso corporal. Por exemplo um desportista, como tem necessidades acrescidas consome 1.2g de proteína por Kg de peso corporal. Já uma pessoa que tenha por problemas renais, deve consumir apenas 0.8g de proteína por Kg de peso diariamente.
O valor médio 1g, por exemplo uma pessoa que pese 60 Kg, deve consumir cerca de 60 gramas de proteína diariamente, independentemente de ser de fonte vegetal ou animal.
Como é um alimento rico em fibras ajuda no funcionamento intestinal, na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e controlo da tensão arterial. Para além disto é um alimento pobre em gordura.
Auxilia também na prevenção de anemia visto ser um alimento rico em ferro.
É preciso ter atenção, pois o ferro vegetal não é absorvido tão facilmente pelo nosso organismo.
O que ajuda a aumentar a absorção do ferro é o consumo de frutas cítricas, por exemplo, ao fim de comer a refeição principal, coma uma laranja, ou tempere a salada com limão, ou até pode aromatizar a sua água com limão (de preferência sem açúcar).
Quinoa na wok com legumes
Ingredientes:
- 1 Cebola
- 2 Dentes de alho
- 1 Colher de sopa de azeite
- 2 Tomates
- 2 Cenouras
- 2 Curgetes
- 1 Beringela
- 2 Chávenas de Quinoa (250ml)
- 1 Raminho de salsa (picada)
- 1 Colher de sopa de Levedura Nutricional
- 2 Folhas de louro (pequenas)
- Tomilho q.b.
- Pimentão-doce
- Açafrão q.b.
- Gengibre q.b. (eu usei um pedacinho do tamanho de um dente de alho)
- Sal
Preparação:
- Pica-se a cebola e os alhos.
- Lavam-se e preparam-se os legumes.
- Cortam-se em cubos.
- Numa Wok coloca-se um colher de sopa de azeite, acrescenta-se, o louro, os alhos e a cebola picada e refoga-se até a cebola estar translúcida.
- Seguidamente acrescenta-se ao refogado a cenoura cortada em cubos e deixa-se cozinhar por uns minutos.
- Depois junta-se o tomate e a curgete, deixa-se cozinhar por mais uns minutos.
- Posteriormente põem-se a beringela.
- Por fim coloca-se os temperos, o gengibre, o tomilho, a curcuma, o sal, a levedura nutricional, o pimentão-doce e por fima salsa. Todos os temperos devem ser colocados na quantidade adequada ao seu gosto. Estes também podem ser substituídos por outros temperos da sua preferência! É muito importante a utilização de temperos, pois assim poupará no sal e trará mais vitaminas e minerais aos seus cozinhados!
Bom apetite!!!
Outras receitas: